quarta-feira, 7 de outubro de 2009

entrevista Steven Seagal

"Eu sei que o texto é longo, mais é muito proveitoso faça uma reflexão depois de lê-lo"


O-Sensei era conhecido por sempre dizer, "Ai te no chikara awasu", o que isso quer dizer, livremente traduzindo, é que voce tem que treinar de acordo com a habilidade de seu parceiro, e que sempre será a pessoa mais forte e mais adepta que terá que se ajustar com o menos adepto, por razões óbvias.
Por outro lado, se alguém em seu primeiro dia vem e quer perguntar tudo que ele não entende, voce ficará o dia todo e todos os outros dias ensinando a ele o que ele não entende. O que, se eles prestando atenção, ficando quietos, ouvindo e olhando e fazendo; se eles entendem por si mesmos, será muito mais gratificante para eles porque passarão a entendê-lo em um nível diferente. Aqui novamente há uma linha fina entre o quanto eles devem entender e o quanto voce pode ajudá-los, ou o quanto voce deveria ajudá-los com isso. E meu sentimento nisso é que um livro básico como esse em cada dojo seria maravilhoso no sentido de que, se eles lerem isso, eles terão um conhecimento básico da maioria do que se passa num dojo de Aikido e, ao mesmo tempo, eu acho que uma pequena descrição de algumas coisas que estou falando agora, em termos da atitude que deveriam ter quando entram em um dojo, ajudaria muito.

É isso mesmo, essa forma de Shugyo já está entre nós há mais de dois mil anos, pelo menos. E não está por aí por acidente. E o que Shugyo realmente significa não é dar tudo mastigado. É sobre tentar afinar-se em sua percepção em ser capaz de realmente entender e aprender observando, quieto, ouvindo e fazendo. Depende de quem está arremessando quem, não?
Vou te dizer exatamente o que eu diria. Eu diria duas coisas. Primeiro, depende de quem está arremessando quem. E eu diria em segundo lugar, que se agora estivesse atirando Matsuoka (Instrutor Chefe do Tenshin Dojo), seria real. E eu diria agora que, se estivesse atirando Larry, seria real. E diria, por outro lado, que se eu estivesse atirando um principiante de faixa branca, em quase todo o tempo é real, e vou te dizer por que. Mesmo porque eles são principiantes mesmo, e mesmo que não possamos chegar a coisa ideal juntos, ainda estamos... Eu estou tentando achar o nível de confiança deles, entrar nesse nível trabalhar seriamente nesse nível. Quer dizer, eu não vou arremessá-los ou dar algumas chaves ou imobilizações, ao ponto onde eu realmente iria machucá-los, a não ser que eles entendam isso e queiram sentir mais força. Estive em aulas com principiantes no Aikido que eram avançados em outras artes e queria me testar e diziam "Bem, isso realmente não funciona..." e "Eu vou fazer isso", e tive pessoas que tiveram seus ombros completamente deslocados. Eu tinha imobilizado-o e ao tentar se soltar com o corpo, ele simplesmente deslocou seu braço.

Bem, para ser perfeitamente brutal, não gostei do modo que voce colocou isso. Somente no sentido de que... Quero dizer, é a verdade, mas vai dar uma idéia errada para as pessoas. Quer dizer, aqui é real. Todas as vezes em que voce está praticando realmente o Aikido nos tatamis comigo, não importa na hora com quem estou. A diferença é quando voce é capaz de praticá-lo num nível suficientemente elevado, voce não entra em algo que é mais, como posso dizer... sem barreiras. Em outras palavras, voce não se segura para não aplicar coisas que são mais perigosas. É verdadeiro no sentido de que não importa o quanto voce é principiante nos tatamis, se voce fizer a coisa de maneira errada, voce se machucará. Se um principiante vem até mim e diz, "aposto que consigo te acertar no rosto" e me atinge no rosto, há uma chance que essa pessoa acabe de cabeça para baixo e não saiba como cair. Há uma outra chance que ele cairá suavemente em suas costas sem se machucar.
Eles são reais... níveis diferentes de realidade, exatamente, voce vê a diferença? A frase chave é "Tudo está em seu nível de habilidade". O-Sensei era conhecido por sempre dizer, "Ai te no chikara awasu", o que isso quer dizer, livremente traduzindo, é que voce tem que treinar de acordo com a habilidade de seu parceiro, e que sempre será a pessoa mais forte e mais adepta que terá que se ajustar com o menos adepto, por razões óbvias. Se eu tentar agir do modo mais duro que eu puder com voce, Joe, voce provavelmente irá morrer, entende o que eu quero dizer?

Não acho que alguém deveria pensar que só porque estou praticando com um aluno de 14 anos, não estou fazendo o Aikido verdadeiro ou que esse aluno não está fazendo o Aikido verdadeiro. Porque é o Aikido real! Eles estão fazendo da melhor maneira que podem. Quando falamos de níveis técnicos, é uma estória diferente, mas a mesma coisa contém a verdade. Quando alguém está tentando te esmurrar da melhor maneira que podem, e tentando da melhor maneira possível aplicar a técnica corretamente, eu também estou tentando duramente também para fazer o Aikido com eles, não importa a que nível estão. A dura realidade é, (e é tão dura quanto é maravilhosa) essa... no Japão, como voces bem sabem agora, pelos primeiros dois anos em que eu tive meu dojo, esquecendo dos problemas que tive com a Máfia, Yakuza, ou qualquer outra coisa, porque eu era o único caucasiano (de feições euro/americanas), que havia ensinado no Japão, eu tinha pessoas todos os dias tentando o que os Ocidentais chamam de apunhalar pelas costas, me atacar quando estava vulnerável. Francamente, se eu não fosse branco, há uma tradição entre praticantes de Artes Marciais sérios, quer dizer, se voce não imprime uma situação real uma atmosfera real em seu dojo, onde as pessoas são capazes de atacar seriamente com força, e eles atacam com força, aí sua performance se trona, em minha opinião, ineficiente. Como por exemplo, quando alguém num dojo de Aikido diz OK... e param aqui (apontando para ponta de seu nariz). Eles vão te esmurrar no rosto e param antes de atingi-lo. Quando voce me atacar é melhor que voce venha realmente para me acertar, para me agarrar de verdade, me chutar de verdade, ou vou ficar muito chateado, porque senão voce estará arruinando o Aikido, arruinando o treinamento, a aí sim, não será real, há uma aproximação diferente da realidade porque voce está brincando. Espero que tudo isso esteja fazendo sentido, voce me entende?

A única coisa que posso dizer aqui é que tradicionalmente em outros dojos, voce encontrará muitos instrutores diferentes, tentando várias coisas e maneiras diferentes. Leva tempo para p principiante, para não se machucar, ser capaz de incorporar e ir com tudo no Aikido.

Isso não quer dizer que antes de ele conseguir ir para cima com tudo, que ele não está indo seriamente, que não está tentando o mais duro que pode, ou que o que está fazendo é, de alguma forma, inválido. Em outras palavras, alguém pode ser capaz de me chutar e me socar "tão rápido como qualquer pessoa, mas ele pode não saber cair depois. Então, por isso, temos que alterar os treinamentos. O que acontece, é que temos que nos ajustar à força, ao nível e aos diferentes aspectos do nível de habilidade do aluno. Voltamos ao "Ai te no chikara awasu".

Talvez ele seja uma grande Shodan de Karate e um grande lutador, mas talvez ele não saiba cair. Então, eu não serei capaz de arremessá-lo, ou vou machucá-lo. Isso também não quer dizer que ele não será capaz de me atacar seriamente. A única cisa que um aluno como esse não deve fazer é, "não chegar de surpresa em alguém e atacá-lo com toda força ou atacá-lo por trás, porque aí voce não saberá quem está atrás de voce, e voce irá arremessá-lo, voce sabe o que quero dizer, quero dizer que existem situações onde eles tem que ser cuidadosos.

Bem, eu sinto que basicamente, e gostaria que voce me citasse sobre esse aspecto, o que vem acontecendo muito tradicionalmente é que algumas pessoas, alguns muito famosos, estiveram em outros países a trabalho. E talvez estudaram de seis meses a dois anos de uma arte marcial, até que terminaram seu serviço. O fato é que não forma dois anos, porque todo seu trabalho durou dois anos. Então, na realidade, eles só tem em média uns seis meses de treinamento em artes marciais. Eles retornam a América e talvez tenham recebido um Shodan em Okinawa, automaticamente eles pensam que são professores. Uma das razões pelas quais os Japoneses nunca quiseram me levar a sério é porque não queriam, e uma das razões porque sentiam ser seu dever me fazerem desistir como Uchideshi, ou me botar para fora do dojo, ou simplesmente não me ensinarem, foi porque tradicionalmente essa é a maneira que os Americanos e outros estrangeiros tem se comportado.

O que estou tentando dizer é que quando voce está na rua, a realidade é que voce tem que estar preparado para o pior, esperando o melhor.
Eles chegam, eles aprendem uma arte marcial por seis meses ou um ano, aí (estalando os dedos) eles são professores, achando que sabem tudo quando ainda nem arranharam ponta do iceberg. Daí voltam à América e começam a ensinar. O que estou tentando dizer é que as artes marciais, de uma maneira geral, nasceram erroneamente na América. O Aikido de uma maneira geral, nasceu errado no sentido de que alguns dos professores, talvez muitos dos professores, não aprenderam o básico antes de começar a ensinar.

Quando vou de dojo em dojo, por exemplo; vejo pessoas se atacando e vejo o Uke caindo antes mesmo de ser arremessado, caindo antes de tocá-lo. Como poderia isso Ter alguma coisa a ver com o Aikido? O-Sensei sempre dizia, "Aikido wa budo de aru". E o que eu sentia que isso realmente queria dizer é que, "Essa é uma arte marcial e se não a fizer com que ela funcione, faça aeróbica, dança, ou compre uma arma. Mas não a chame de Arte Marcial". Aikido é uma Arte Marcial, Ok? Acredito que existam vários dojos de Aikido na América que denigrem o nome do Aikido e muitos dos meus diferentes amigos que respeito e são Mestres em Karate e Kung Fu, etc... Até alguns de meus alunos se tornaram meus alunos por acidente, porque eles tinham visto o Aikido e pensaram que era uma brincadeira. Viram as pessoas caindo para todos os lados. Acho que até voces dois podem testemunhar que tentaram realmente me acertar e acabaram no chão e voces sabem que é uma coisa verdadeira, porque machuca e porque é eficiente. Basicamente, o que sinto é que voce tem essas pessoas praticando dessa maneira em muitos lugares porque eles nunca aprenderam isso antes, em primeiro lugar.

O-Sensei dizia que o básico nunca deveria mudar. Então quando voce não sabe o seu básico, e tenta ir inventando conforme quer, começa a parecer algo que.... não vai parecer nunca com o Aikido. O-Sensei sempre falava sobre shinken shobu, lutar até a morte, ou pelo menos lutar com esse sentimento. Então, se alguém vive, ótimo, e se alguém morre, é mal, de qualquer modo. É a seriedade da vida ou morte que falta nas maioria das pessoas, e eles acabam atuando uma peça teatral. Aikido não é teatral. Voce sabe, eu sempre ouvi estórias do O-Sensei. As pessoas tentavam matá-lo constantemente. Muitas vezes ele encarou a morte. Muitas vezes tentaram assassiná-lo. Não tentaram esmurrá-lo, não tentaram jogar barro em seu rosto, eles tentaram matá-lo. Voce sabe que há uma diferença. E é por isso que o Aikido do O-Sensei era eficiente e dava certo.

Veja bem, voce está falando sobre um dos assuntos mais difíceis de se falar no mundo agora, no Aikido, e o Aikido é baseado no Amor, é baseado na Harmonia, é baseado em Unidade, e sim, ele é baseado em não ter um inimigo. Mesmo se alguém vem e tenta cortar minha garganta agora, em minha opinião ele não é necessariamente meu inimigo, porque tenho o que chamamos de mushin. Quando alguém me ataca, não penso: Vou pegá-lo, vou fazer isso ou aquilo. É um estado de espírito, tendo um coração sem emoção, uma mente sem emoção, e a única coisa que posso fazer é terminar a situação no máximo de minhas habilidades.

Então, a maioria dessas coisas são uma filosofia do modo de como devemos viver nossas vidas. Tente viver sua vida em harmonia, bondade e unidade, e também uma parte importante é não deixar suas emoções interferirem em sua ação, porque se voce permite suas emoções afetarem em suas ações, voce provavelmente irá perder. Muitas dessas ações são técnicas, pegadas. Técnicas para ensiná-lo a ter uma atitude superior na hora de um conflito ou ataque ou uma guerra, ou seja o que for. Voce consegue me entender?

Não estou dizendo que o O-Sensei era um pessoa violenta. Além disso, violento é uma palavra limitada e em Francês, Alemão, Espanhol e em diversas línguas eles tem uma palavra que dá o sentido de pesado, movimentação rápida, como no Japonês dizemos "Hageshi!". Violento, às vezes, tem uma conotação negativa, em Inglês é tachado como alguma coisa ruim. Como quando voce olha para o meu Aikido, voce pode chamá-lo de violento. Mas ninguém está necessariamente se machucando.

Os benefícios que se colhe com as Artes Marciais não tem nada a ver com a côr da faixa, tem a ver com o desenvolver do despertar do espírito, o desenvolver a calma e força mental e emocional e o desenvolver da saúde física e coisas desse tipo.
Bem, minha resposta a isso é simples mente isso... se voce olha para o mundo hoje, voce entenderá que ele não é um lugar muito justo. As pessoas vão te enganar da pior maneira que puderem, eles vão atirar em voce pelas costas. Farão o que for preciso para isso. O mundo é cheio do que chamo de Mutações, pessoas más, doentes, que fariam qualquer coisa para conseguir o que querem. Mas também está cheio de pessoas boas, mas Deus só sabe quando voce vai encontrar com uma pessoa boa e quando voce vai encontrar uma pessoa má. O que estou tentando dizer é que quando voce está na rua, a realidade é que voce tem que estar preparado para o pior, esperando o melhor. E se voce pensa que pode ir para as ruas e alguém vem te bater por trás com um cassetete na cabeça ou cortar sua garganta, se voce pensa que uma visão filosófica da paz e do amor vão te ajudar, então é melhor que voce acorde logo, porque não vai acontecer. Minha resposta também é: que o mundo pode ser um lugar sem escrúpulos, sujo e violento e se voce não consegue se trazer ao nível de estar pronto para isso na capacidade que voce consiga estar pronto, então voce está vivendo numa mundo de sonhos. Vire um escritor e fique em sua casa lendo ficção o dia todo.

O que eu sempre digo é que é muito fácil para alguém fazer isso (bloqueando sua cabeça com seus braços, "defendendo-se"). Por que em toda sua vida, quando de repente eles acham um taco de beisebol vindo em direção a sua cabeça, a primeira coisa que eles fazem é levantar as mãos para bloqueá-lo. É um reflexo. É um reflexo animal e muito fácil. Esse é o tipo de coisa que basicamente estão começando a aprender no Karate, que é uma arte fabulosa e que amo muito. Com Aikido, voce tem que desaprender primeiro. É por isso que é tão difícil. Voce está aprendendo algo que é muito, muito sofisticado. É algo a que os Guerreiros, após centenas e centenas de anos de dedicação, e em situações de vida e morte, finalmente conseguiram compreender que há um ponto de menor resistência e que há algo que trabalha além da força... força física. É o Ki, sua atitude e seus movimentos precisos que parecem ir além da força, e que em muitas vezes usar a força é secundário para se aprender um caminho.

Um tipo de movimento sem resistência, um movimento não resistente, um movimento relaxado. Então voce tem que desaprender para poder aprender. Isso leva tempo. No entanto, digo em defesa do quanto é duro de aprender, que o processo pelo qual voce aprende requer tanto esforço e é tão diferente o esforço requerido, física e mentalmente, ao ponto de ser excepcionalmente recompensador e os benefícios colhidos com ele, física e mentalmente, são muito diferentes do que as outras artes mais diretas.

Voce sabe do estímulo que ele dá ao seu cérebro, o estímulo que dá ao seu espírito, seus níveis emocionais e estado físico. São todos diferentes e, em minha opinião, mais recompensadoras e melhores. Eu poderia especificar aqui se voce quisesse, mas essa é a idéia básica. Quero dizer, mesmo quando se faz rolamentos sozinho. No Karate e em muitas outras Artes Marciais, voce não faz rolamentos. O rolamento em si, tem um efeito de estimulação profundo nos órgãos. Os pulmões, os rins, o coração, e com essa estimulação profunda ele regenera os órgãos e deixa m as pessoas mais saudáveis. Só isso por si só, é uma das pequenas coisas que o Aikido faz.

Geralmente tenho a atitude quase de desrespeito ou desdém, com o tipo de pessoas que estão envolvidas nas Artes Marciais somente para conseguir uma faixa preta. Eles que vão a uma loja e comprem uma. Os benefícios que se colhe com as Artes Marciais não tem nada a ver com a côr da faixa, tem a ver com o desenvolver do despertar do espírito, o desenvolver a calma e força mental e emocional e o desenvolver da saúde física e coisas desse tipo. Acho que isso é algo que voce deveria me mencionar dizendo às pessoas, que se eles querem comprar uma Faixa Preta, que vão a uma loja e comprem um. Existem várias lojas vendendo em todas as cidades.

Vejam as iscas jogadas, para todas as intenções e propósitos, é a maneira que é feito lá fora por pessoas que querem dinheiro, e seu propósito para ensinar Artes Marciais é somente o dinheiro.

Meu conselho é ter cuidado com pessoas que dizem que vão te dar um ranking depois de certo tempo. Voce tem que ter cuidado com os charlatões nas Artes Marciais. Um dos sinais indicadores dos charlatões, e eu acho que isso deveria também estar no livro, é alguém que diz "Sim, vamos te dar tal nível em tanto tempo", que para mim é uma prova automática de alguém ser falso, porque o nível tem que ser algo muito pessoal. Algumas pessoas aprenderão certas coisas em seis meses, e outras pessoas demorarão seis anos. Não há modo disso ser senão de acordo com o nível pessoal. Eles tem que ser educados, e esse livro é sobre isso.

Uma vez que uma pessoa tem o título de Sensei, ele nunca será tirado por ninguém. Deixe me explicar melhor. Número um, status político, o pesadelo do status político do Aikido na América não tem nada a ver com o protocolo como ele é. O protocolo no Japão diz, quando alguém é um Sensei, o protocolo adequado para se referir a ele é Sensei, seja nos tatamis ou fora deles, ele sempre será o Sensei. Entretanto, o protocolo também diz que se voce não respeita a pessoa como um Sensei, nunca chame-o de Sensei, nem uma vez nem nunca. Chame-o de Senhor. Outra coisa que o protocolo diz é que quando eu tenho um nível maior que o seu e gosto de voce, eu osso chamá-lo de Reynosa mesmo. Isso é o que o protocolo diz.

Então, se voce não respeita tal e tal, não chame-o de Sensei, mas se ele é o que eu considero um verdadeiro Sensei, e ele tem nível superior ao seu, voce o chamaria sempre de Sensei. Ë como o Sensei Abe, quando estou no telefone com ele eu o chamo de Sensei. Ele é sempre Sensei para mim. Meus alunos mais próximos sempre me chamarão de Sensei, porque é meu título e porque eles me respeitam como Sensei. Basicamente, o protocolo é que quando voce é um Sensei de Aikido e voce é verdadeiro e as pessoas aprendem com voce, as pessoas que são seus alunos sempre o chamarão de Sensei, e francamente falando, o protocolo diz que mesmo outras pessoas deverão chamá-lo de Sensei. Em outras palavras, alguém como um professor de arte que conheço no Japão e a maioria de meus amigos e sócios no Japão e meus sócios comerciais, me chamariam de Sensei porque é meu título.

É um pouco parecido como por exemplo, se alguém é um médico. Muitas vezes, geralmente por respeitá-lo, voce não vai a um consultório e diz, "Oi, Frank", voce diz, "Oi, Doutor", porque ele é um médico e esse é seu título.

Isso acontece porque eles não conhecem o protocolo. Eles dizem, "Bem, acho que vou dispensar essa parte do protocolo, e essa parte e essa parte também...". Logo, as pessoas que não conhecem muito sobre o protocolo, ou de sua essência principalmente, haverão tirado tantas partes que não sobrará mais nada dele. Quando voce começa a diminuir e retirar do protocolo, voce começa a retirar da história, voce estará tirando dos ossos, a essência. E essas pessoas não sabem a diferença entre o que é e essência de uma coisa e o que é o protocolo e o que são ambos ao mesmo tempo.

É isso mesmo. Quando voce chega a um ponto onde voce começa a entender o básico, daí voce pode vir e analisar e começar a fazer perguntas e tentar juntar tudo para entender em um nível mais alto.

Mas, no início, se voce começa a perguntar onde, porque e o que para tudo, em primeiro lugar voce não vai entender no nível profundo o suficiente para aprender... voce ainda não tem a compreensão suficiente para perguntar.

O que voce não deveria fazer. Voce perde tudo. Voce perde a essência do que está acontecendo. Não deveria haver nenhum compromisso, tem que existir uma forma de adaptação inevitável. Mas mesmo assim voce tem que ter cuidado. A única adaptação que voce faz é de coisas que voce tem que adaptar para o melhoramento da arte, mão para seu prejuízo. Há uma velha piada no Japão, eles perguntam: "O que é um Americano?", e a resposta é "Porque voce quer saber?!". Alunos sempre querem me perguntar "porque". Eu já disse isso muitas vezes, quando me perguntaram certas coisas. Eu digo, "Eu gostaria de responder essa pergunta daqui uns seis meses ou um ano talvez". Não tem nada a ver com "meu jeito" ou "nosso jeito".

Desenvolver consciência espiritual, o aperfeiçoamento do homem físico, o desenvolvimento e crescimento do estado emocional, mental e psicológico de um homem, o crescimento e desenvolvimento e ajuda ao estado físico do homem, o estado médico de um homem, muitas pessoas se curaram através disso, então isso ajuda a se tornar uma pessoa sadia fisicamente. Ajuda a nos tornarmos saudáveis e equilibrados mentalmente, psicologicamente, emocionalmente e nos ajuda a desenvolver e a tronar perfeita nossa consciência espiritual.

Isso irá te ensinar a não lutar. Vai te ensinar a se defender. Mas se voce quer aprender como machucar as pessoas e ser ofensivo, eu acho que seja qual for o tipo de seu professor, voce ou acabará mudando sua atitude ou sairá do dojo. Uma outra coisa que é muito difícil de se falar, em minha opinião, é que o O-Sensei fundou o Aikido, ele inventou o Aikido. Se eu inventasse uma torneira e a quisesse chamar de torneira, ele será chamada de torneira. Harold Schmedlap não poderá tirá-la de mim se eu tiver patenteado e se todos souberem que eu a inventei. Ele não poderá roubá-la de mim e chamá-la de Schmedlap, porque não será justo e não estará certo, e não será verdadeiro. Algumas pessoas perverteram a arte do Aikido, mudaram-na e mesmo assim usam o mesmo nome. Alguns fizeram isso num grau extraordinário. Essas são coisas políticas difíceis que são duras de se comentar, mas são verdade. O ponto é, no Aikido do O-Sensei, e voce pode me citar dizendo isso... "Na opinião de Steven Seagal..." não existem estilos de Aikido. Há somente um Aikido, e é o Aikido do O-Sensei, porque ele o inventou. E as outras pessoas que aprenderam um pouco com ele, saíram e formaram sua própria arte, fazendo algo que pode se assemelhar com o Aikido de uma maneira ou de outra, mas não é Aikido. Ë outra coisa. É uma versão diferente dele, que em muitos aspectos, eu descreveria como uma pobre bastardização. Se voce quiser atacar o assunto... O que as pessoas estão chamando de jumbi taiso é originalmente chamado de gyo, que significa um tipo de treinamento austero, religioso.

Gyu, shugyo no gyu e ama no tori fune, tem a ver com estilos religiosos antigos de Rituais Shintoístas de Purificação. O-Sensei, voce tem que admitir, era um homem Místico e muito religioso. Ele sentiu que o Kotodama, que é o estudo dos sons sagrados e palavras sagradas, era o segredo mais profundo do Aikido. Ele sentiu que ao praticarmos o gyo, antes de fazermos o Aikido, ele seria uma arte sagrada, que deveria ser por causa de sua natureza, sem socos, bloqueios, chutes, em conformidade com Deus e o Universo. Ama no tori fune, quer dizer literalmente: Ama quer dizer céu; no tori, quer dizer um barco como um pássaro, um barco flutuante, como se voce tivesse remando pelos diferentes reinos espirituais no céu.

Nem sei se voce pode colocar todas essas coisa no livro. O exercício do ama no tori fune, foi descrito por Onisaburo Deguchi e alguns dos grandes Místicos Shintoístas antigos. É um dos rituais de purificação mais antigo e purista, já conhecido pelo homem. Esse movimento somente (batendo palmas em frente ao seu hara, fazendo uma leve movimentação para cima e para baixo). Então, o que ele fez juntamente com as almas e os sons, era para se Ter um som de "ta...ta ka ama hara no to". É um som sagrado que tem a ver com o Céu. Aqui novamente, "e sa, sa e" e puxando na energia, estendendo a energia, passando por essas cerimônias religiosas e essa foto do O-Sensei, voce deve curvar-se uma vez para Deus e uma vez para O-Sensei, e não deve se bater nenhuma palma. Esse é o verdadeiro protocolo. Porque as palmas são para os Deuses ou para um ancestral ou para alguém que está morto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário