terça-feira, 6 de outubro de 2009

A HARMONIA DO AIKIDO E A MENTE ,Gozo Shioda

O axioma fundamental do Aikido é que o frágil é capaz de dominar o forte através do estudo e treino das técnicas. Entretanto, Aikido é muito mais que simples habilidades físicas. Para coordenar-se com os movimentos e força do oponente é necessário que a mente esteja sã, bem como o corpo flexível.
Em outras palavras, a mente deve ser aberta e flexível em seqüência, para ser capaz de estar em vantagem sobre os movimentos do oponente. Indo mais adiante, o aikidoka precisa entender que deve entender seu oponente e unir-se (compartilhar) a seus sentimentos; logo o objetivo final é não gerar confronto, mas sim cultivar um sentimento de harmonia.
Portanto a competição, cada conduta de arrogância ou derrota é evitada na prática do Aikido. As técnicas são assimiladas durante os katas, com a cooperação do parceiro de treino. Cada movimento é repetido até que ser torne totalmente assimilado, tornando-se uma ação automática.
O Aikido não está somente preocupado com o relacionamento entre as pessoas, essa é uma forma de treino na qual o aikidoka aprende a harmonizar-se com a natureza através da prática de técnicas naturais. Todo movimento que é ineficaz, deselegante, complicado ou forçado não pode ser Aikido.

MÉTODO DE PRÁTICA

Aikido é praticado normalmente através de katas, isto não significa que o movimento esteja “morto”, pelo contrário, cada movimento deve ser efetivo. A essência da prática do Aikido é que os parceiros devem aperfeiçoar seus movimentos e tentar obter um treino com marcialidade através da aplicação das técnicas corretas.
Quando realizada corretamente, a técnica de Aikido não requer nenhum esforço desnecessário. Além disso, nenhuma técnica de Aikido exige força física exagerada; podendo-se dizer que quando se executa a técnica com uma grande quantidade de força, esta foi mal executada. Portanto, já que o Aikido pode ser praticado vigorosamente ou gentilmente, este pode ser praticado por pessoas de todas as idades e ambos os sexos. Além disso, a prática também promove bom condicionamento físico, sendo um método de defesa pessoal e de trabalho da mente.

O MOVIMENTO CIRCULAR

O segredo de ser capaz de ter vantagem sobre a força física do oponente será no princípio de marui (movimento circular). Quase nenhum movimento no Aikido é simplesmente reto: movimento dos pés, tronco e braços descrevem todos um arco. E ainda mais, são tridimensionais, movendo-se como uma esfera ou em espiral. O movimento circular permite que o aikidoka uma seu peso e força aos ataques (empurrões, puxões) do oponente sem choques.
A mudança de direção ilustra a eficácia do movimento circular. Se o movimento inicial do corpo é em linha reta, é necessário pará-lo para mudar a direção; mas se o movimento inicial é circular, não será preciso interromper o fluxo do movimento. É preciso prestar muita atenção e estudá-lo cuidadosamente, no que é provavelmente o mais importante movimento básico do Aikido.



Movimento esférico
Os movimentos circulares não estão confinados a somente um plano; ele pode ir da frente para trás, da direita para a esquerda e de cima para baixo. Um bom aikidoka deve ser capaz de aplicá-los em qualquer direção ao longo da superfície da esfera se quiser ser capaz de anular um ataque vindo de qualquer direção.

Força Centrípeta e Centrífuga
O movimento circular (ou esférico) apresenta as forças centrípeta e centrífuga. A centrípeta é a força que suga (puxa) as coisas para dentro do furacão ou redemoinho; a centrífuga é a força que arremessa as coisas para fora. Ao analisarmos a técnica do Aikido, percebemos a presença de ambas as forças, na maioria dos casos onde o equilíbrio do oponente foi completamente quebrado, através de movimentos circulares, anteriores ao ataque direto. Exemplificando: suponha que o oponente ataque diretamente pela frente, ao invés de chocar-se com o ataque pode-se mover para fora da linha do ataque sem opor-se ao movimento aplicando uma leve pressão em espiral; assim com um pequeno esforço será possível mudar a direção do ataque, desequilibrando o oponente e tirando-lhe a força. É como compara a força de um tornado com o vento soprando em uma única direção.

ELEMENTOS ESSENCIAIS AO MOVIMENTO

Velocidade
No Aikido, como em outras práticas marciais, velocidade é um elemento vital. Basicamente existem duas utilidades para a velocidade: primeiro, é poder acompanhar o movimento do oponente; em segundo, para ser capaz de esquivar-se (evitar) um ataque inicial.
Como exemplo do primeiro: seria impossível pular para dentro de um trem em movimento a 80 km/h, mas se você estiver em um veículo viajando na mesma direção e velocidade do trem, essa tarefa será simples. Já para o segundo: imagine um objeto muito pesado (pode ser um cofre, bigorna ou piano, como nos desenhos animados) caindo diretamente sobre sua cabeça; se você não se mover rapidamente, certamente será esmagado.
No Aikido deve-se haver um esforço constante, através do treino, para se obter uma velocidade excepcional.

Timing
Timing significa sincronização de seu movimento com o movimento de seu oponente ou parceiro – essa é a essência do Aikido – é a combinação de velocidade e concentração de energia.

Concentração de Força (poder / energia)
SUCHU-RYOKU é a concentração de toda força num dado instante em um determinado ponto. Por exemplo, se alguém segura seu punho toda sua energia deve ser conduzida para esse ponto. Contrariamente, se seu atemi for dado com a mão direita, mas parte de sua energia está em sua mão esquerda, o golpe perderá muito de sua eficácia.
Mesmo que uma concentração total de energia não seja possível, através de treino regular um nível de concentração extraordinário pode ser alcançado. Até pessoas sem nenhum treino são capazes dessa façanha em situações de emergência, como por exemplo num incêndio, sendo capazes de mover objetos que normalmente seriam muito pesados para elas; este é um exemplo de concentração inconsciente de força e energia.
Mas com o treino é possível desenvolver a habilidade de concentração de força e energia conscientemente.

Movendo o Centro de Gravidade
Pela mudança de peso e ajuste na distribuição em cada pé, a força de qualquer técnica pode ser até duplicada. De fato, o grau de efetividade da técnica depende da quantidade de peso que é devidamente utilizada. Não se deve esquecer da transferência do centro de gravidade nos movimentos básicos do Aikido e os praticantes devem manter isso em mente constantemente durante os treinos.

Extraído do livro: Dinamic Aikido, Gozo Shioda

Nenhum comentário:

Postar um comentário