terça-feira, 6 de outubro de 2009

SEN, SENSEI, GO, a história dos ideogramas

Sen: Iniciativa

Por Kazuaki Tanahashi

Nascido no Japão, Tanahashi Sensei estudou Aikido com O-Sensei em Iwama, onde escrevia certificados de graduação. Ele agora ensina caligrafia na Escola de Artes Japonesas da Califórnia e no Monastério Zen Mountain em New York. Seus incluem Essential Zen, Brush Mind e Moon in a Dewdrop: Writings of a Zen Master Dogen. Ele também é um dos tradutores do livro Aikido do Doshu Kishomaru Ueshiba. Seu último livro Enlightenment Unfolds (tradução de Zen Máster Dogen) foi recentemente relançado por Shambhala Publications.


A maioria dos leitores sabe que a palavra japonesa sensei significa “professor” ou “mestre”. Sen significa “primeiro” ou “inicial” e sei significa “a nascer”. Desta forma, sensei originalmente significa “alguém que nasceu primeiro ou que é mais antigo”. Como a antiguidade é extremamente importante na Ásia oriental, a palavra “sensei” carrega um grande valor em peso. Porém outro importante valor reside na humildade. Assim, utilizando o termo “sensei” de outra forma, o professor pode dizer: “Sim, eu sou um sensei pois vivi antes de fazer qualquer coisa mais”. Aqui, “sen”, significa “antes” e “sei” significa “fazer viver”.
O termo “sem” (também pronunciado saki ou mazu em japonês) deriva-se da palavra chinesa “xian”, cujo antigo pictograma consiste em uma impressão da planta do pé no topo da cabeça. O significado do pictograma é “estar em frente da cabeça” ou “estar na frente do que qualquer outro”. Na cerimônia do chá alguém pode dizer “Osakini”, significando “Por favor vá primeiro” ou “Desculpe-me por ter iniciado”, dependendo da situação.
O antônimo de “sen” é “go” (o qual pode ser pronunciado como nochi, ato, ou okureru). “Go” significa “mais tarde”, “por trás” ou “atrasado”.
No Aikido, “Sen” e “Go” podem ser interpretados como iniciativa e resposta. “Sen no Sen” significa “ter iniciativa em tomar iniciativa” enquanto “Go no Sen” significa “ter iniciativa em responder a outra iniciativa”. “Sen no Go” pode significar “ter iniciativa mas manter-se escondido” e “Go no Go” significa “manter-se escondido em resposta”.
A iniciativa está intimamente relacionada ao seu preparo.
Embora O-Sensei ensinasse um Aikido pacífico após a 2ª Guerra Mundial, ele mantinha-se em alerta como um guerreiro através de toda a sua vida. Quando eu estudei com ele no dojo, eu frequentemente tentava verificar se ele mostrava alguma abertura ou perda de atenção que pudesse permitir que eu o atacasse e o derrotasse. Era o mesmo que seus alunos tinham feito há 50 anos. Porém O-Sensei estava sempre atento ao que acontecia ao seu redor e permanecia física e psicologicamente à frente de qualquer um de seus alunos que pudessem tentar atacá-lo. Desta forma, ele sempre tinha a iniciativa.
Pensando sobre O-Sensei recordo-me de um texto de Sunzi, o grande estrategista do 6º Século A.C.: “Não espere que os outros não façam ameaças a você. Confie em sua própria prontidão em responder. Não espere que os outros não ataquem você. Torne o ataque impossível!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário