domingo, 3 de janeiro de 2010

Precauções ao Treinar.



1. A intenção original do bujutsu era matar o inimigo com um golpe; como que todas as técnicas podem ser letais, observe sempre os procedimentos mostrados pelo instrutor, e não se envolva em competições para medir forças.

2. Bujutsu, é uma arte na qual um é usado para atingir a muitos. Entretanto, sempre se treine para estar atento e alerta aos oponentes nas quatro e oito direções.

3. Sempre treine de modo vibrante e jovial.

4. O instrutor somente pode repassar uma parte pequena dos ensinamentos; somente através de incessantes treinamentos voce poderá obter a experiência necessária que permitirá que voce desvende esses mistérios. Por isso, não ingresse em busca de inúmeras técnicas; uma por uma, faça de cada técnica como sua própria.

5. Em treinamentos diários, comece com os movimentos básicos a fim de fortalecer o corpo sem esforça-lo demasiadamente. Passe os dez primeiros minutos aquecendo-se e não haverá problemas com contusões, mesmo para pessoas de idade mais avançada. Divirta-se treinando e buscando sempre compreender seu propósito verdadeiro.

6. Treinando em bujutsu, é criar yamato-damashii e construir seu próprio caráter. As técnicas são transmitidas de pessoa para pessoa, de maneira individual, e não devem ser expostas indiscriminadamente ao público. **20 Tais técnicas secretas não devem ser usadas para fins maléficos.


Movimentos Básicos

1 - Posicionamento

Encha-se de ki, assumindo a postura de hanmi , com seus pés separados, abertos num ângulo de sessenta graus e encare seu oponente com uma postura aiki flexível. A distância exata depende do momento, local e terreno; mais tarde poderá surgir de acordo com os princípios divinos. Uma boa postura refle um bom estado de espírito correto/coerente . Tanto o pé da frente quanto o pé de trás deverão estar abertos num ângulo de sessenta graus. A razão para isso será melhor entendida nos treinos.

Durante a prática perceba sempre a postura de seu oponente e sua relativa distância; assuma, conforme isso seu posicionamento para a esquerda ou direita. Quando o movimento terminar, é essencial que seus pés devam estar sempre num ângulo abertura de sessenta graus. Se voce encara seu oponente cheio de aberturas, voce estará em grande desvantagem.


Treinando em Aiki

Através da virtude dos treinamentos, a compreensão de aiki é adquirida naturalmente. Instruções mais precisas devem ser oralmente demonstradas. Assim que seu oponente atacar, vire-se para a esquerda ou para a direita, dependendo do que for ideal para a situação. Voce deve praticar até voce poder mover-se naturalmente e suavemente, mesmo sobre ataques diretos de uma espada.
Assim que um inimigo corta, uma abertura aparece na defesa de seu parceiro; durante o treinamento descrito aqui, voce aprenderá a encher-se de ki perceber essa fraqueza e a distinguir com clareza em sua mente o caminho que a espada irá traçar. O ferro é cheio de impurezas que o enfraquecem; forjando-o ele se transforma em aço e é transformado em uma espada com uma lâmina afiada. Os seres humanos também se desenvolvem de maneira similar. Treine mutuamente até que toda a fraqueza desapareça; então, quando surgir um corte ou uma estocada, sua técnica será perfeita. Nutra esse ki para que ele cresça e floresça criando um ser humano sincero.


Desenvolvimento de poder do Ki (Kokyu Dosa)

Fique frente e frente com seu parceiro em seizá

Ukê: Segure nos pulsos de seu parceiro.

Tori: Vire suas palmas para dentro, coloque forca nas pontas de seus dedos, concentre seu espírito, levante suas mãos como uma espada e empurre seu oponente para trás com seus antebraços . Continue para frente com seu joelho direito, levante-se um pouco e atire seu parceiro para a esquerda.

Nota: Quando arremessar, abra suas mãos levemente, direcione sua mão direita para o ombro esquerdo de seu oponente e empurre-o para a sua direita. Se voce puxar suas mãos para seu próprio corpo a técnica não terá efeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário