sexta-feira, 26 de março de 2010

Karate – O significado do " Osu !"



Osu! É o que nós dizemos no Dojo para o Sensei e para outros karatekas. O que essa palavra realmente significa ? Leia o texto e saiba o verdadeiro significado.

Sumário:

O sentido literal da expressão “Osu” pode ser determinado pelo kanji (Caracteres chineses) de qual termo é derivado (veja acima). Osae significa “pressionar" e shinobu significa "paciência" ou "espírito constante". Esses dois símbolos são combinados nas tradicionais artes marciais japonesas para formar “OSU”, que se traduz como "persevere ao empenhar-se para o limite absoluto”.

Uma leitura superficial desta definição poderia fazer alguém pensar que o progresso no karate é igualado conseqüentemente com o desenvolvimento da força física e mental extrema. Entretanto, parar nesta compreensão seria perder completamente o ponto do karate.



Certamente, alguém pode empenhar-se para o limite em qualquer esporte e conseguir proezas incríveis do corpo e da mente. Então como o karate seria diferente? O crescimento verdadeiro nas artes marciais requer mover-se além dos pensamentos ego-centrado do ganho e da perda pessoal. Por esta razão, o termo "Zen móvel" é usado às vezes quando se fala da pratica de artes marciais. Para ilustrar como "se empenhar para o limite absoluto" e como o Zen pode conduzir ao crescimento espiritual, o conceito do treinamento koan zazen (Zen formal assentado) é descrito abaixo.

A prática de zazen tem suas próprias técnicas particulares, chamadas de koan. O koan é um enigma absurdo. Não há nenhuma maneira racional de "resolve-la", é uma impossibilidade, um impasse para a mente. Apesar de sua determinação fornecer zazen ao mestre com a resposta "correta" para o enigma, seus esforços são fúteis. De repente você é atingido, e o mestre continua dizendo a você, "treine mais!” Você não está treinando o suficiente “. E quanto mais duro você treina (isto é, você pensa que treina), mais ainda você é atingido, movendo-se em nenhuma parte: você não pode ir para trás, você não pode mover-se para frente. E o mestre continua martelando-o”, treine mais forte!”Um momento aparece quando você não está fazendo as coisas de forma correta, seu ser é envolvido por inteiro, e você continua sendo atingido. E precisamente neste momento, quando toda sua energia é investida, que você se torna ciente do absurdo - como nunca anteriormente. Somente nesse apogeu você percebe que este problema é absurdo – e que isso não pode ser” resolvido “com a mente”.

E com essa compreensão, o koan é experimentado e conseqüentemente compreendido. No karate, o kumite serve como o koan. Não importa quão duro você treina, não importa quanto peso você pode levantar, não importa quão rápido você é, você ainda pode ser derrotado. E o Sensei te estimula, "treine mais e mais". Isso não é que você já tenha dado tudo que você tem que dar e não é ainda o suficiente que você "perceba" (experiência) o absurdo do seu ego tentando superar um oponente. É neste momento que a barreira para uma fonte de sabedoria mais profunda é removida. Agora seus movimentos, vindo sem pensamentos, podem ser fluidos e precisos.

O ponto chave é que, em ambos zazen e karate, o koan deve ser experiente um tanto que intelectualizado para que uma transformação ocorra. Como demonstrado acima, a experiência não pode ocorrer até que se persevere verdadeiramente ao se dar o esforço máximo. No livro "Zen, pen, and sword”, Randall G. Hassle explica que Osu pode ser usado como uma forte resposta afirmativa no dojo mesmo se a total compreensão ainda não está presente. Isso é similar à idéia de duas pessoas dirigindo em um carro em uma estrada gelada na borda de um penhasco profundo. Se você for o passageiro, e o motorista disser, "Você está bem?", você pôde responder "Osu!", indicar que, enquanto não houver nada que você possa fazer para aquela situação melhorar ou estar menos perigosa naquele momento, seu espírito está satisfeito que o melhor que pode ser feito naquele momento está sendo feito.

Assim, quando cumprimentar os parceiros ou ao responder ao Sensei no dojo, dizendo "Osu!" Você anuncia que, se não estiver 100 por cento hoje ou mesmo se você não compreender inteiramente um conceito do treinamento, você está presente e dando tudo de si. Desta maneira, você está preparando-se para ser receptivo ao crescimento espiritual em que a prática do karate - Zen móvel - tem para oferecer.

Tradução:

Guilherme S. Borges
Instituot Takemussu Yamato Dojo – Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário