domingo, 4 de dezembro de 2011

Sobre Aikido e Treinamento com Armas

Sobre Aikido e Treinamento com Armas
Por I. Shibata


“Alguém pode achar elementos comuns muito próximos entre Aikido e Kendo em termos de movimentos. Kendo parece fundamentalmente diferente à primeira vista, entretanto, o movimento no Aikido é realmente movimento com espada...” Este é um excerto do primeiro livro sobre Aikido, escrito pelo Doshu [Segundo Doshu Kisshomaru Ueshiba] sob a supervisão de O-Sensei.Quando eu vejo movimentos de Aikido, eu vejo a similaridade com o Kendo ao manter o Maai propício e ao aproximar o Maai com seu parceiro até o ponto de “Issoku Itto” (a distância que alguém consegue atingir com um golpe). Este é exatamente o conceito de Maai no Kendo.O método de treinamento no Aikido começa com movimentos de corpo. Ao aprender armas, entretanto, tem-se que aprender muitas coisas que não são ensinadas com movimentos de corpo apenas. Por exemplo, alguém pode aprender elementos tais como: Maai (distância), Hyoshi (tempo, ritmo), Kokyu (respiração, seqüenciamento), Tai sabaki (manipulação do corpo), Ashi sabaki (trabalho com o pé), Shutou (mão como espada), etc.É claro, existem diferenças entre trabalho de corpo e treinamento com armas; entretanto, movimentos de corpo no Aikido e armas estão no prolongamento da mesma linha.Todo mundo entende a importância do treinamento com armas. Entretanto, de modo geral, o entendimento é que o trabalho de corpo tem o papel principal e o treinamento com armas o papel de suporte. Eu discordo disso. A pessoa tem que treinar com armas tanto quanto, se não mais que, os estudos de corpo para entender isso plenamente. Ela precisa treinar armas repetidamente por muitos anos para então poder unir trabalho de armas com trabalho de corpo.Como eu disse, deve-se treinar muito com armas, mas este treino repetido deve ser feito corretamente. Um Suburi correto deve ser feito repetidas vezes até que a arma se amolde em sua mão sem o sentimento de um objeto. Quando uma pessoa segura uma arma, ela deve usar o corpo inteiro. Assim como os exercícios de corpo, ela precisa moldá-lo com treinamento de armas. Quando você conforma seu corpo, a arma começa a mostrar seu poder. Por exemplo, no Sansho, cada componente do movimento vem das 36 técnicas básicas de Jyo. No Sansho, nós treinamos de um movimento para outro fluindo continuamente; entretanto, a menos que cada movimento seja sólido e tenha força, nosso exercício se tornará apenas uma demonstração. Cada movimento deve ser claro, mesmo a série inteira deve ter uma fluidez suave. Como eu disse antes, deve-se atingir um certo nível de proficiência com armas antes de uni-las verdadeiramente com o trabalho de corpo. Moldar o corpo de uma pessoa é a mesma coisa através do treinamento com armas e trabalho de corpo. O ponto importante é a solidez de seu centro. É preciso treinar ambas as artes de corpo e armas até perceber os elementos em comum entre elas.No Aikido, nós temos as técnicas Tachi tori (tomar a espada) e Jyo tori (tomar o Jyo). Eu suponho que todos aqueles que estão treinando Aikido sabem que mãos vazias contra um ataque com armas, e controlando seus oponentes jogando-os ou segurando-os, são o estágio máximo da arte marcial. Isto não é exclusivo do Aikido. Muitos Budoka (artistas marciais) historicamente estudaram e treinaram arriscando suas vidas. Pense nisso. Você deve, com suas mãos vazias, tomar uma lâmina viva (espada) de um agressor que pretende te matar com ela! Isto não pode ser feito só com uma técnica. A pessoa tem que ter um pensamento muito forte. Como você pode ver, não é fácil. Para compreender isto, você deve treinar constantemente com armas.Gostaria de terminar este artigo citando um excerto de Aikido, o livro mencionado no início:
“Aqueles que treinam Aikido devem ser capazes de demonstrar Aiki-ken quando você segura uma espada e Aiki Jo quando você segura um Jo em sua mão. É claro, espada e Jo são uma extensão do seu corpo e você deve manusear estas armas como se tivesse seu sangue correndo por elas. A menos que você consiga fazer as armas parte de seu corpo (correndo sangue), você não treinou verdadeiramente Aikido.” Essas foram palavras de O-Sensei. Eu gostaria de treinar mais duro ainda tentando entender o que O-Sensei quis dizer com elas.


Traduzido por Biga - Onogoro dopjo Inst. Takemussu 

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