domingo, 27 de setembro de 2009

BUSHIDO - O CÓDIGO

I. Honestidade e Justiça – GI
Ser extremamente honesto em todos os contatos com todas as pessoas. Acreditar na justiça, não naquela vinda de outras pessoas, mas de você mesmo. Para os verdadeiros samurais, não existem meios tons, mas questões envolvendo honestidade e justiça.
Só existe o certo e o errado.

II. Cortesia e Polidez – REI
Os samurais não têm razão para serem cruéis. Eles não precisam provar sua força. Um samurai é cortês mesmo com seus inimigos. Sem essa manifestação externa de respeito, não somos mais do que animais. Um samurai é respeitado não só por sua força na batalha, mas também pelo modo como lida com os outros homens.
A verdadeira força interior do samurai fica evidente nas horas difíceis.

III. Coragem heróica - YU
Estar acima das massas de homens que tem medo de agir. Esconder-se como uma tartaruga em seu casco não é viver de maneira alguma. Um samurai deve possuir uma coragem heróica. Esta é incondicionalmente arriscada. É perigosa, é viver a vida totalmente, completamente, maravilhosamente.
A coragem heróica não é cega ela é inteligente e forte.

IV. Honra – MEIYO
Um verdadeiro samurai só houve um juiz de sua honra, e este é ele mesmo. As decisões que toma e o modo como as executa são reflexo de quem você realmente é. Você não pode esconder-se de si mesmo.

V. Compaixão – JIN
Por meio de um treinamento intenso, o samurai se torna forte e rápido. Ele não é como os outros homens. Ele desenvolve um poder, deve ser usado para o bem de todos. Ele tem compaixão. Ele ajuda os outros homens em cada oportunidade. Caso uma oportunidade não surja, ele faz todo o possível para encontrar uma.

VI. Sinceridade completa – MAKOTO
Quando um samurai diz que desempenhara uma ação, pode considerar tal ação executada. Nada irá impedir de terminar aquilo que disse que irá fazer. Ele não tem de “dar sua palavra”. Ele não tem de “prometer”.
Falar e fazer são a mesma coisa.

VII. Dever e lealdade – CHU
Para o samurai ter feito alguma “coisa” ou dito alguma “coisa”, significa que tal “coisa” faz parte dele. Ele é responsável por ela e por suas conseqüências. Um samurai é imensamente leal àqueles que estão sob seus cuidados. Por aqueles pos quem é responsável ele permanece ardentemente fiel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário