domingo, 13 de dezembro de 2009

Poder estratégico militar


Em 341 a.C., o Estado chinês de Ch'i, em guerra contra o Wei, enviou T'ien Ch'i e Sun Pin contra o General P'ang Chuan, que era inimigo mortal do último.
Sun Pin disse a T'ien Ch'i: "Os soldados inimigos são rudes, destemidos e corajosos, e dão pouco importância a C'hi. O Estado de C'hi tem sido designado de maneira covarde, por isso nosso adversário nos despreza. Vamos transformar essa circunstância a nosso favor. Quem excele na guerra, confia em seu poder estratégico e percebe as vantagens de se conduzir um inimigo para onde quiser. Faça com que nosso exército de C'hi, ao adentrar as fronteiras de Wei, acenda 100.000 fogueiras. Amanhã 50.000, e novamente depois de amanhã acenda 30.000 fogueiras."
P'ang Chuan, passados três dias, disse com grande exaltação: "Agora sei realmente que o exército de C'hi está apavorado. Estão no nosso território a apensa três dias, mas mais da metade dos oficiais e soldados desertaram. Eu sabia que os soldados de C'hi eram covardes." Sendo assim, P'ang Chuan abandonou a infantaria e cobriu o dobro da distância pela qual ele percorreria normalmente em um dia, somente com as unidades ligeiras e de elite, em direção ao local onde se encontrava o exército de C'hi. Sun Pin, estimou que o exército inimigo chegaria na região de Ma-ling ao anoitecer.
A estrada para Ma-ling era estreita e íngrime e suas tropas podiam ser dispostas a fazer emboscada. Chegando lá, tirou uma casca de um tronco de uma grande árvore e nela escreveu: "Sob esta árvore, P'ang Chuan morrerá." Quando ordenou que um poderoso corpo de 10.000 hábeis besteiros esperassem em emboscada em ambos os lados, e os instrui: "Ao anoitecer, quando virdes um fogo, subi e atirai todos juntos." A noite, P'ang Chuan chegou ao local em que se encontrava a árvore, conforme Sun Pin havia previsto, e ao ver o tronco escrito, bateu uma pedra e acendeu uma tocha. Não tinha acabado de ler a mensagem quando cerca de 10.000 besteiros atiraram em massa. O exército de Wei desmoronou-se em caos e desordem coletiva. C'hi aproveitou a confusão e eliminou todo o exército inimigo.
SUN TZU DISSE: "Quem for hábil em movimentar o inimigo, se dispõe em uma configuração a qual cumpre que o inimigo responda. Oferece alguma coisa de que o inimigo precisa se apoderar. Pelo lucro, move-o, com seus fundamentos o espera."
"O guerreiro inteligente emprega o efeito estratégico e não exige muito dos indivíduos. Leva em conta a aptidão de cada homem e não exige perfeição dos sem talentos."
- A Arte Da Guerra
Sun Tzu

Nenhum comentário:

Postar um comentário