segunda-feira, 19 de abril de 2010

No princípio – na vibração de cada momento


Por Nev Sagiba Fonte Aikido Journal em 20 de Janeiro de 2007
Tradução - Jaqueline Sá Freire (Instituto Takemussu - Hikari Dojo – Rio de Janeiro)


Você escuta uma música dos anos cinqüenta, sessenta ou setenta, ou qualquer que seja a sua época, e todas as memórias e as emoções voltam em um instante como se tivessem acontecido ontem, e você pode até ver e cheirar a mesma realidade novamente.
Um ex-vendedor viajante meu amigo recentemente me contou que uma vez ele estava viajando pelos estados e, depois de uma festa com muita bebida, os diversos casais se juntaram e foram para seus respectivos quartos em um hotel velho e raquítico, uma estrutura de madeira sobre estacas.
No meio da noite ele acordou, não só por causa do barulho das velhas camas de molas, mas porque o prédio inteiro começou a tremer. Outro vendedor que estava com ele, também solteiro e ex-marine, já tinha acordado xingando. Talvez tenha sido isso que o acordou, porque o balanço do prédio, apesar da algazarra, parecia bem confortável em seu sono.
Eventualmente a bagunça parou, o prédio parou de balançar, e o marine, que era especialista em demolições, reclamou: “Ainda quem que eles não estavam totalmente em sincronia ou teriam demolido o prédio. Agora, #@%, podemos voltar a dormir?!?!”, ele exclamou ao se virar e puxar o travesseiro por cima da cabeça.
Vibrações!
E agora que eu tenho a sua atenção...
Dizem que um grande prédio pode ser derrubado por uma pessoa com um pequeno martelo se a pessoa souber aonde martelar, ou quanto martelar, ou por quanto tempo martelar, ou qual a força ou a freqüência e outros atributos para dar a martelada.
Há alguns anos foram feitas experiências com areia colorida sobre tambores em que eram vibrados certos kotadama/mantrayana. Dependendo do som, certos formatos apareciam nas partículas de areia. Surpreendentemente, mas não tanto assim, a entonação de OM ou AUM criava uma mandala Om de triângulos entrelaçados idêntico a mandala já conhecida, e como tem sido desde o passado distante. E outros sons também corresponderam a outras formas.
* Em marchas sobre pontes, os soldados recebem ordens para fazerem uma parada e depois continuar, porque a vibração oscilatória da ponte pode ficar marcada pelos passos dos soldados, e a ponte ficará cada vez mais instável e poderá ruir. A oscilação vai aumentando até um desabamento.
Vibrações direcionadas, audíveis ou dentro da limitada capacidade auditiva humana , ou mesmo for a desta faixa, podem criar ou destruir, curar ou matar. Não preciso mencionar o uso do kiai por um perito, o que hoje é praticamente uma arte perdida. E não posso comentar sobre as paredes de Jericó porque eu não estava lá. Talvez seja apenas um mito.
Não tenho certeza de onde isso veio, mas o texto de São João foi copiado e retraduzido originalmente com uma sobreposição cronológica. Há muitos anos, eu tive a inspiração de tirar o elemento "tempo” do texto e redigi-lo no tempo presente. Esta versão está escondida em algum lugar, um dia desses eu vou encontrá-la. Mas, de fato, não é algo difícil de ser feito e apenas reitera a filosofia Védica e a física como sua essência. Revela ou esconde, dependendo de quem está lendo.
Considere os princípios de Yamabiko-no-Michi e o texto se torna auto-explicativo.
Na verdade, é o segredo dos princípios do Kotodama, que são os "'segredos" da própria Criação: VIBRAÇÃO!
"Em cada princípio ou antes dele, está vibração... (é claro que isso se aplica à intenção e à ação, recebendo antes e reagindo se for da natureza de uma intenção violenta, e assim continua...)
E prossegue mais ou menos assim:
“Em cada princípio ou antes dele, está vibração...
A vibração surge a partir da matéria Original,
Toda vibração emerge da Origem,
E todas as manifestações começam com a vibração,
Nada pode existir se não seguir esse princípio,
A Luz, o princípio da expansão e da vida, que cria a consciência, surge a partir desse ponto.
O mesmo ocorre com a intenção, a ação e todos os atributos do universo e dos seres humanos.
A luz consome a escuridão, e não pode acontecer o contrário. É essa a direção do universo...”
"Luz" e "escuridão" são atributos de Yin e Yang como foi descrito pelos Taoístas Chineses: as versões mais antigas são o Purusha e o Prakrit dos Vedas, e agora, quando são conhecidas, são meros rótulos, frequentemente mal compreendidas como resultado de um pensamento supersticioso.
Simplificando a idéia, tanto a ciência materialista quanto a ciência mística confirmam que a energia e a matéria, ou o espírito e a matéria, são intercambiáveis, evoluem e involuem ciclicamente e derivam de uma única “substância” ou “essência” ou “matéria” original. E os neurônios que disparam no cérebro não são nada alem de descargas elétricas, fagulhas de LUZ ou HIKARI!
Kotadama/Mantrayana ou a ciência e a arte das vibrações, se aplicam tanto ao recebimento quanto à transmissão, como, por exemplo, na telepatia entre pessoas que trabalham na “rede” (só trabalhadores de redes vão entender isso), e também no que é chamado de ki ou intenção, percebendo e fazendo e, é claro, se harmonizando, como no aiki, ao cavalgar em um cavalo, ou ao navegar em águas violentas e em outras habilidades dinâmicas.
Em relacionamentos, seu tom de voz significa muito para as outras pessoas e determina como elas vão interagir com você.
A ciência e o misticismo eventualmente chegaram às mesmas conclusões, pois estão olhando para o mesmo Universo. A única diferença que existe é que alguns observadores usam mais o hemisfério cerebral esquerdo e outros usam mais o direito. Os princípios não mudam, apenas o ponto de vista, distorções conceituais e talvez sobreposições de interpretações feitas pela tentativa de buscar descrições que arriscam obscurecer a verdadeira simplicidade do assunto. E, é claro, os sussurros chineses que depois surgem.
De qualquer forma, o universo e seus s princípios não vão mudar, eles estão lá, ou melhor, estão atuando, facilmente observáveis por qualquer pessoa preparada para fazer um trabalho sério.
Em uma análise mais profunda, a VIBRAÇÃO é o resultado da oscilação entre dois lados opostos, as partículas/ondas dos físicos ou as referências de que falam os místicos. Tudo é a mesma coisa. Em níveis microcosmicos, isso gera a teoria das correntes e teorias de matéria negra. Mas os cientistas espirituais através das eras já tinham acesso a esses pontos usando o maior instrumento para observar e medir o universo, e também para aplicar seus princípios nas ações e na vida, sendo esse o purificado Hito Jinja.
Uma dúvida: qual é a corrente que surge com a oscilação vibratória entre as polaridades? (que só podem ser duas, cada uma o oposto de sua complementar) Observe o que é possível na ação. Se uma pessoa pode, todas podem, contando que esta pessoa esteja preparada para fazer o que é necessário para desenvolver esta habilidade. "Por seus frutos, você os conhecerá". Fora isso, é só ar quente e suposição.
Kotadama e Yamabiko no Michi.
Foi criado muito mistério sobre isso, e até onde sei, não existe um estudo formal sobre esse assunto. E que os céus não permitam que haja. Políticas pessoais e o mal uso de habilidades normalmente corrompem coisas boas. Mesmo assim, ensinamentos relacionados a este assunto existem há milênios, espalhados pelo mundo. A ciência e a arte do kotodama é um estudo que deve ser pesquisado em uma busca individual, quando você acorda para o fato de que já está dançando dentro da grande sinfonia que é o universo das vibrações.
As pessoas têm linguagens para transmitir seus pensamentos, os animais rugem, grunhem, relincham, bufam. Tudo contribui para a comunicação. Em mesquitas, templos e igrejas, prados, grutas ou casas, cantos e hinos podem evocar certa sintonia da mente e do espírito. Certos exercícios como o kriya e o pranayama do yoga podem modificar as vibrações para obter certos resultados.
Eu apenas toquei a superfície do assunto, mas tudo isso está tanto “lá fora" quanto "aqui dentro", em você, se você quiser buscar e intuir e explorar. No final, é tudo bastante óbvio e é comum à natureza da existência e à natureza em si.
Se você quer melhorar seu Aikido e outro Budo, recomendo que você redescubra o kotadama, não como uma idéia sobre uma idéia ou alguma teoria ou detalhe esotérico sobre o qual alguém já falou. Nem é um filme mágico de fantasia. Ele existe agora, na sua frente e à sua volta.
Tudo é vibração. A vibração se entende alem da superfície das coisas, se originando nas partículas subatômicas e na dança dos átomos, mas algumas freqüências também incluem e afetam os sentidos, assim, você já está equipado para perceber ao menos a superfície do Kotadama do Universo neste momento.
E então, para aumentar a atenção, é uma boa prática trazer essa sintonia para treino do dojo e para a meditação. Você se surpreenderá com o que vai descobrir, e também receberá muitos benefícios com isso.
Os músicos costumam saber mais do que imaginam sobre as vibrações. O universo é uma sinfonia super complexa de vibrações, mas com um pouco de observação e de experimentação sobre os princípios básicos da vibração, eles podem ser compreendidos e aplicados de maneiras interessantes por qualquer pessoa, mesmo que seja apenas para tocar um violão ou para cavalgar, fazer canoagem ou para fazer com que um waza se manifeste no dojo!
Alem de caminhar pelas redondezas com “kiais” de prazer, tente não derrubar sua casa quando estiver fazendo amor, ou você terá que dar explicações para a companhia de seguro!
NOTAS:
* A ponte Angers é uma ponte de suspensão sobre o Rio Maine em Angers, França. A ponte ficou famosa por ter desabado quando 478 soldados franceses marcharam sobre ela em 16 de Abril de 1850. Como os soldados estavam marchando juntos, fizeram com que a ponte se torcesse e vibrasse, deslocando um cabo de ancoragem que estava preso em concreto. Apesar de estar caindo um temporal quando ocorreu o desabamento, os engenheiros indicaram que a queda da ponte foi causada pelos soldados e não pela tempestade. Cerca de 226 pessoas morreram. A partir de então, soldados fazem paradas quando marcham sobre pontes. Ironicamente, grupos de pessoas que não tem a intenção de marchar frequentemente caminham sincronizadas para acompanhar o balanço de uma ponte para poder manter o equilíbrio. Esse fenômeno necessita de maiores pesquisas.
**A ponte Tacoma Narrows nos Estados Unidos é uma ponte de suspensão de uma milha de comprimento (1600 metros) com uma abertura de 2800 pés (850 m), sendo a terceira maior do mundo quando foi construída. Ela desabou devido a uma torsional ressonância induzida pelo vento que aumentou até que a ponte desabou. Posteriormente ela foi redesenhada e reconstruída para que isso não ocorresse novamente. A destruição da ponte foi filmada por Barney Elliott, dono de uma loja de câmeras em 1940. O colapso da ponte Tacoma Narrows foi preservado em filme no Registro Nacional de Filmes dos Estados Unidos. Ele costuma ser mostrado para estudantes de engenharia, arquitetura e física.
Comentário por WAGNER JOSE BULL em 23 de Janeiro 2007.
Bom artigo, mas realmente é difícil compreendê-lo porque nele está o grande mistério do Aikido. A meta da técnica do Aikido é integrar as vibrações do uke com as do nague de forma que a vibração composta ecoará com as do Universo.
É por isso que O Sensei disse que o Aikido é o Caminho do eco da montanha (Yamabiko no michi).
A humanidade deve ecoar com as vibrações do universo para realizar sua missão na vida após senti-las. Essa é a essência da iluminação.
A prática do Aikido é uma boa forma de sentir as vibrações e responder naturalmente a elas.
Mas isso também pode ser feito de muitas outras maneiras... cantando, dançando... vivendo!!!!! Não importa qual é o método que a pessoa use para reverberar, o que importa é sentir Deus e sua música e fazer parte de sua banda.
Ki é vibração. O que nós praticamos pode ser melhor traduzido como “o Caminho para reverberar com as Vibrações” = Aikido.

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