segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O Cerimonial no Aikido



Cada escola possui as suas próprias regras de etiqueta e essa diferença deve ser respeitada. Conta-se que um dia perguntaram ao Mestre Ueshiba qual a mão que deveria ir primeiro ao chão na saudação em seiza e que ele respondeu que era indiferente ser a esquerda ou a direita, o importante era que o aluno estivesse bem presente no seu gesto.
Independentemente das diferenças, é importante transmitir aos alunos que o cerimonial e a etiqueta não são meras formalidades, gestos vazios sem significado. Os gestos que fazem parte do cerimonial do Aikido devem manifestar um respeito sincero pela arte, pelo dojo, pelo professor, pelos colegas, pelos instrumentos de prática, etc. No fundo é um cuidar daquilo que é importante para caminharmos na via que escolhemos. Se não existe este respeito, não há respeito pela via, não há respeito por nós mesmos.

De qualquer modo há elementos comuns a todas as escolas:

- A entrada e saída do espaço de prática do dojo é sempre marcada por uma saudação, nalgumas escola a saudação é de pé, noutras é em seiza, noutras ainda em seiza no início e no fim da aula e de pé se se precisar de sair durante a aula por breves momentos.

- O início e o fim da aula são marcados por um cerimonial conjunto que contém sempre um momento de silêncio meditativo. A este momento segue-se normalmente uma saudação à foto do fundador do Aikido, que na maior parte dos dojos se encontra no tokonoma. Depois desta saudação, professor e alunos saúdam-se mutuamente.

- O início e fim de uma prática, entre dois ou mais parceiros, são também marcados por uma saudação.

- A forma como se espera a entrada e a saída do professor é também dirigida por regras. Normalmente os alunos esperam no tapete pela entrada do professor e, no final da aula, mantêm-se em seiza até que o professor saia da sala. A forma como se espera pela entrada do professor varia um pouco de escola para escola. Nalgumas escolas essa espera é feita de pé, só se passando à posição de seiza no cerimonial de início da aula; noutras ela é feita já em seiza. Como já foi dito, o fundamental não é a existência duma regra universal, mas o cumprimento das regras que a escola adoptou.

- Nalgumas escolas os alunos alinham por ordem de graduação, os mais graduados do lado direito e os menos graduados no lado esquerdo. O cumprimento desta regra é difícil em grandes estágios quando se desconhecem as graduações dos outros praticantes. Nalgumas escolas não se segue esta regra. No dojo Aikikai de Tóquio, por exemplo, os alunos não alinham segundo nenhum regra, vão-se sentando nos espaços vagos à medida que vão entrando no tapete.

- Cultivar o silêncio durante toda a aula é ainda uma das características do cerimonial do Aikido. Quando há necessidade de empregar palavras para ajudar um praticante mais jovem isso deve ser feito usando o mínimo de palavras e sempre em voz baixa.

Os alunos devem, logo desde o início da prática do Aikido, compreender que o cerimonial e a etiqueta não são gestos acessórios na prática do Aikido, mas aspectos fundamentais desta prática. A atitude de cuidado para com os outros, para com o espaço onde se caminha nesta via, pelo ensinamento que no são transmitido, são aspectos fundamentais da unidade e harmonia que se busca no aikido.

O cumprimento das regras permite ainda desenvolver a atenção, a presença no presente, tão importante no Aikido. Ajuda ainda a apaziguar a mente que, muitas vezes perturbada pala agitação da vida, necessita de pequenos momentos ritualizados para atingir a calma necessária à prática.

Fonte:  http://www.aikideai.com/article.php?sid=311

Nenhum comentário:

Postar um comentário