quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Pensamentos Samurais...



"É verdadeiramente lamentável que uma pessoa venha a tratar mau um homem que é bem valioso à ele, e bem um homem que é pobremente inútil à ele.  
"A pessoa deveria ter perspicácia neste mundo de sonhos que passam em uma só piscada."  
Hojo Shigetoki (1198-1261)
   _______________________________________________________
"Muitos homens sentem que eles deveriam agir de acordo com o tempo ou o momento que eles estão enfrentando, e assim estará em confusão quando algo for além disto e alguma dificuldade surgir." 
"O homem, cuja profissão é o exercito deveria acalmar a sua mente e deveria olhar nas profundezas da alma de outros. Fazendo assim o provável é o melhor das artes marciais."  
Shiba Yoshimasa (1350-1410)
   _______________________________________________________
"Sem conhecimento de aprendizagem, a pessoa não terá nenhuma vitória militar no final das contas."  
"A pessoa não deveria ter inveja de alguém que prosperou através de ações injustas. Nem o deve desdenhar alguém que caiu enquanto aderia ao caminho da retidão."  
Imagawa Sadayo (1325-1420)  
_______________________________________________________
  
"Considere que o que existe para existir e que o que não existe para não existir, e reconheça coisas da mesma maneira que eles são. Com tal humor, a pessoa terá proteção divina embora ele não reze." 
Hojo Nagauji (1432-1519)
   ________________________________________________________
"Um homem com profunda e distante visão inspecionará o começo e o fim de uma situação e continuamente considerará toda sua faceta como importante." 
Takeda  Shingen  (1521-1573)
 _______________________________________________________
"Inteligência é a flor da discriminação. Há muitos exemplos da flor florescendo, mas não agüentando a fruta." 
"Não importa se uma pessoa pertence aos graus superiores ou mais baixos, se ele não pôs pelo menos uma vez a sua vida na linha, ele tem motivo para a vergonha."  
Nabeshima Naoshige (1538-1618)
_______________________________________________________
  
"O testamento inteiro da terra está logo nas mãos de seu mestre, Lorde Ieyasu. Se isto é assim, os homens que o serviram esperarão se tornar daimyo pelo seu compromisso indubitavelmente. Você deveria saber que se tais sentimentos surgirem, eles são inevitavelmente o começo do fim das fortunas das pessoas no Caminho do Guerreiro. Sendo afetado pela avareza pelo ofício e hierarquia, ou querendo se tornar um daimyo e estando ansioso para tais coisas... Ninguém começará a avaliar a sua vida? E como um homem pode cometer atos de valor marcial se ele avalia a sua vida? Um homem que nasceu na casa guerreira e ainda há lugares sem nenhuma lealdade no seu coração e só pensa na fortuna e na sua posição estará lisonjeando na aparência e construirá esquemas no seu coração, abandonará retidão e não refletirá na sua vergonha, e manchará o nome do guerreiro  da sua casa e as gerações posteriores. Isto é verdadeiramente lamentável." 
Torii Mototada (1539-1600)
_______________________________________________________  
"Vida é como uma viagem longa com um fardo pesado. Deixe teu passo lento e firme, que tu não tropeçará. Persuada a ti mesmo que a imperfeição e inconveniência são o lote natural de mortais, e não haverá nenhum quarto para descontentamento, nem para desespero. Quando desejos ambiciosos surgirem em teu coração, recorde os dias de extremidade que tu atravessou. Paciência sempre é a raiz da tranqüilidade e a garantia. Olhe na ira do inimigo. Se tu conheces só a ti, é conquistado, e se conheces a ti e teu inimigo, tu não serás derrotado, aflição irá passar.  Ache o que está faltando não só em ti, procure no lugar onde estão os outros." 
Tokugawa Ieyasu  (1543-1616)
_______________________________________________________
  
"Estratégia é a arte do guerreiro. Os chefes têm que ordenar a arte, e as tropas deveriam saber este Caminho. Realmente não há nenhum guerreiro no mundo hoje que entende o Caminho de estratégia. Dizem que o caminho do guerreiro é o caminho da palavra (ou da pena) e da espada, e que ele deve apreciar ambas as coisas. 
"Estudantes da escola Ichi de estratégia deveria treinar desde o começo com a espada curta e espada longa em qualquer mão. Esta é uma verdade: quando você sacrificar sua vida, você tem que fazer uso mais total de seu armamento. É falso não fazer assim, é morrer com uma arma, contudo sem desembainhar."  
"Se você dominar os princípios da esgrima, quando derrotar um homem estará derrotando todos os homens do mundo. O espírito de derrotar um indivíduo é o mesmo que derrotar dez milhões."  
"Se o inimigo pensar nas montanhas, ataque como o mar; e se ele pensar no mar, ataque como as montanhas."  
"Se nós assistimos os homens de outras escolas que discutem teoria, e concentrando em técnicas com as mãos, embora eles pareçam totalmente habilidosos para assistir, eles não têm o verdadeiro espírito leve."  
Miyamoto Musashi (1584-1645)
   _______________________________________________________
"Por causa de algum assunto, Morooka Hikoemon foi chamado para jurar perante os deuses à verdade de um certo assunto. Mas ele disse, "a palavra de um samurai" palavra mais dura que metal. Desde que eu me impressionei a este fato em mim, perguntei:  o que mais os deuses e Buddhas podem fazer? E o juramento foi cancelado." 
"É ruim quando uma coisa se torna duas. A pessoa não deveria procurar qualquer outra coisa no Caminho do Samurai. É o mesmo para qualquer coisa que é chamado um Caminho. Então, é incompatível ouvir falar algo do Modo de Confucius ou o Modo do Buddha, e diz que este é o Caminho do Samurai. Se a pessoa entender as coisas desta maneira, ele deveria poder ouvir falar de tudo o que é dito e está cada vez mais em acordo com ele próprio."  
"Uma pessoa que é dita que é proficiente às artes está como um bobo. Por causa da sua tolice em se interessar em uma só coisa, ele pensa em nada mais e assim fica proficiente. Ele é uma pessoa inútil."  
Yamamoto Tsunetomo  (1659-1719) 

fonte: http://www.oronin.xpg.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário