segunda-feira, 14 de junho de 2010

DEAI

A noção(1) de DEAI é uma das noções fundamentais do Aikido. O meu interesse por esta noção levou-me a fazer um pequeno estudo etimológico dos caracteres que a representam.
DEAI significa encontro. O caracter para AI , é já nosso conhecido pois é o mesmo que aparece na palavra AIKIDO. O caracter para AI é composto pelos seguintes radicais: , e . O primeiro (hito) significa homem, o segundo (ichi) significa unidade e o terceiro (kuchi) significa boca. À "letra" significa “homens que falam a uma só boca”, isto é, consonância.
"DE", de DEAI, representa-se pelo caracter , que em chinês se lê Shutsu, significando "nascido de...", "aparecer de...", "emergir de...". Em Japonês, na sua forma verbal significa emergir, aparecer, originar, expirar; na sua forma substantiva significa origem e nascimento.
Se quisermos ir mais longe no estudo deste caracter devemos decompô-lo nos seus radicais. DE , é composto por dois radicais: e , aparecendo o primeiro duas vezes. O primeiro radical tem o nome de Ukebaku, isto é, "caixa aberta". Ao repetir-se, este radical exprime a ideia de dois espaços abertos que se encontram. O segundo radical tem o nome de Bo e significa pau, bastão, linha e exprime a ideia de verticalidade(2). Esta última ideia deve ter sido sugerida pela imagem da árvore que cresce verticalmente assim como pelo bastão que permite ao idoso manter a postura vertical - aquele que se aproxima da morte procura ainda um sopro de vida apoiando-se no bastão.
Se nos lembrarmos que a grande metáfora do oriente para a vida harmoniosa é precisamente a da árvore que se enraíza profundamente na Terra e cresce verticalmente na direcção do Céu, passamos a outra noção importante do Aikido: a de Ten-Chi(3) (Ten - Céu, Chi - Terra).

DE , não exprime a ideia do nascimento ou emergência da vida em termos puramente biológicos.A repetição do radical Ukebaku, , remete-nos para uma noção mais profunda de nascimento. A ideia de que a condição para que algo de vertical, possa ter origem, nascer, emergir... é a existência de dois espaços abertos. Esta ideia de abertura é reforçada pelo caracter , Ai - harmonia.

DEAI significa encontro, mas que encontro? No Aikido normalmente duas pessoas encontram-se frente a frente. Este encontro dá-se num ponto, num lugar, num espaço; dá-se ainda num determinado momento, ou, para sermos mais correctos, "num espaço de tempo", logo no espaço e no tempo. Todos nós nos apercebemos da dimensão psicológica, senão existencial do tempo. Um Aikidoca sabe como o tempo é marcado pelo grau de agitação ou serenidade mental que mantém nesse encontro. Isto por si só mostra como a ideia de DEAI não se resume a um mero encontro ou contacto físico mas remete para as pessoas enquanto totalidades.

O verdadeiro encontro do Aikido não é destruir mas fazer nascer. O verdadeiro encontro consiste em encontrar o sopro vivificador e isto só é possível para quem se apresenta no presente como espaço aberto. Só esta abertura permite a respiração harmoniosa: a inspiração profunda e livre que prepara a expiração forte e segura. Daí que este caracter signifique ainda expirar.
Esta associação entre nascimento e expiração encontramo-la também na Bíblia a propósito da criação do homem: Deus cria o homem pelo seu sopro.
A ideia do mal, da brutalidade e da violência são expressas na escrita japonesa também com base no radical Ukebaku , mas desta vez ele não aparece como um espaço aberto associado a outro espaço igualmente aberto. Agora a própria ideia de abertura desaparece. A caixa aberta dá agora lugar a uma caixa repleta Kyo. O encontro é o de dois sabres que se cruzam.


(1) A rigor DEAI não é uma noção mas algo para ser vivido e praticado. Utilizamos no entanto o termo "noção" à falta
de melhor.
(2) Não será de pensar a própria prática de Aikido com Jo (bastão), à luz desta ideia?
(3) Ten-Chi: nome de uma projecção de Aikido.

fonte
Artigo de: Manuel Galrinho
http://www.aikideai.com/article.php?sid=32

Nenhum comentário:

Postar um comentário