terça-feira, 29 de junho de 2010

Issen no Mai - (Momentos do Movimento)



Por Kisshomaru Ueshiba, Segundo Doshu

Tradução - Jaqueline Sá Freire (Brazil Aikikai - Hikari Dojo – Rio de Janeiro)

 

Katame (Controle)
Muitos mestres de várias disciplinas já falaram sobre a unidade ou sobre estar parado ou em movimento como sendo a parte central de suas artes. O mesmo acontece com os movimentos do Aikido. Mesmo com a ênfase no movimento livre e fluido, bem como circular, o Fundador Morihei também ensinou que eram necessárias as técnicas de imobilização controlada.Nas técnicas do Aikido, as juntas nunca são dobradas em uma direção antinatural, as técnicas de imobilização devem ser vistas como uma forma aplicada de momento “parado” dentro do movimento. As técnicas de imobilização, entretanto, não são estáticas, elas também devem manifestar a compreensão básica da conexão entre mente e energia. Assim, quando surge um ataque, ele deve ser neutralizado com fluidez natural, e então as juntas do oponente podem ser controladas. Descobrir como controlar a você mesmo e a seu parceiro através de técnicas de imobilização é um método superior de treinamento.
Sabaki (Movimento)

Nas técnicas de Aikido, movimento de avanço e movimento do corpo são como duas rodas de um veículo. Estes dois elementos se manifestam em todas as técnicas de Aikido. O principio de “entrar” (avançar) é derivado de técnicas letais de antigas artes marciais, o principio do movimento do corpo é baseado nos padrões universais, e a união de ki-mente-corpo. Ambos os princípios precisam funcionar como um só. Expressado de forma física, os movimentos do corpo no Aikido são circulares e esféricos. Estes movimentos são fundamentais para o Aikido. Um oponente pode ser puxado para dentro da esfera de outra pessoa com uma entrada certa e precisa; como um pião, mantenha-se estável no centro, e ponha em prática uma técnica eficiente. Para as técnicas do Aikido, é essencial manter movimentos ilimitados e circulares.
Irimi (Entrada)

Quando um atacante se atira contra você, no Aikido nós instantaneamente deslizamos para o lado, avançamos sobre o ângulo cego do oponente (o lugar em que o oponente não pode contra-atacar), e evitamos o golpe. Este tipo de entrada decisiva, o instante em que (no passado) existe a questão de vida ou morte, é o coração das técnicas do Aikido. O principio da entrada deve ser aprendido para a execução das técnicas Aikido com precisão. O Fundador Morihei ensinou assim:

Assim que
O inimigo a minha frente
Ataca com sua espada,
Eu já estou
Às suas costas

Quando o inimigo
Corre para atacar
Avance um passo
Para o lado,
E corte profundamente!

Estes poemas revelam a forma firme e inquestionável da natureza do irimi, avançar para controlar um oponente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário