sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Morihei Ueshiba e seu aluno Gozo Shioda


Pedaços da entrevista ao jornal AIKI NEWS

No dia 23 de maio de 1932, com 17 anos, Gozo foi ao Ueshiba dojo para assistir a uma demonstração. Tendo tido bastante experiência em kendo e em judo, o confiante jovem Shioda estava cético quanto às técnicas simples e controladas que viu. Percebendo que o jovem não estava impressionado, Ueshiba o convidou a atacá-lo, e num piscar de olhos, o jovem se viu caído de costas, coçando a cabeça após uma tentativa frustrada de dar um chute.
Em aikido, “ver é acreditar”, e Shioda imediatamente se decidiu a entrar para o dojo. Como ele precisava de duas indicações para se registrar, seu pai e o Sr. Abe lhe deram cartas de recomendação. Naquela época, havia cerca de vinte uchideshi no Ueshiba Dojo, e eles tinham uma agenda rigorosa, com aulas começando às cinco da manhã e terminando às nove da noite. Deve ter sido emocionante para o jovem Shioda se tornar parte deste dojo em que estavam treinando diversos artistas marciais habilidosos, e aonde compareciam com freqüência diversas pessoas de altas classes sociais.
Morihei Ueshiba era muito ativo neste ponto de sua carreira e dava aulas em seu Kobukan Dojo em Shinjuku e também no instituto militar Nakano, na escola de Policia Militar, e na escola do Exército Toyama, entre outros lugares. Por esta razão, ele não precisava buscar alunos entre o público geral, e a ênfase no Kobukan era o treinamento e o desenvolvimento dos uchideshi. Tecnicamente falando, o “Aiki Budo” de Ueshiba nesta época estava na fase de transição, entre o Daito-ryu aikijujutsu e o moderno aikido. Como resultado disso, as técnicas eram muito mais numerosas, de aparência mais linear e aplicadas com grande vigor. Além disso, ainda eram usadas técnicas de imobilização muito complexas (osaewaza).
O jovem Gozo ainda era estudante de segundo grau nesta época, e, no início, participava apenas das aulas matutinas, tendo que acordar às 4 da manhã. Posteriormente, com a preocupação de seu pai com seu futuro, Gozo buscou uma “vida de aventuras” participando da “reconstrução” da Mongólia. Como parte de sua preparação para os anos duros que teria pela frente, ele decidiu se afastar da escola por um período de dois anos, para se devotar integralmente ao treinamento de aikido. Assim, ele continuou a praticar aikido enquanto era estudante na Universidade Takushoku até sua partida para o serviço militar em Março de 1941.
Shioda passou a maior parte da guerra na China, começando como secretario do General Shunroku Hata em Beijing, e mais de uma vez viu de perto a morte. A autobiografia de Shioda cobre este período, e é uma leitura excitante. Por volta de Setembro de 1946, poucos meses antes de ser liberado do exército imperial, Shioda passou várias semanas em treinamento intensivo e praticando agricultura na casa de Ueshiba, que tinha se retirado para Iwama, na Prefeitura de Ibaragi, durante o início da guerra. Ainda jovem, e tendo seu mestre aparentemente se aposentado, Shioda retornou a Tokyo, e como a maioria do povo, lutou para seguir com sua vida, no Japão que sofria com a pobreza.
Em 1950, o destino fez com que Shioda fosse convidado para trabalhar na guarda do complexo de Tsurumi, da companhia de aço Nihon Kokan no início da “limpeza vermelha” e juntou 55 doe membros mais fortes dos clubes de kendo, judo e sumo de sua Universidade Takushoku. Com isso, ele foi convidado a ensinar aikido em diversas áreas da companhia a partir de 1952. Ele também fez diversas demonstrações em departamentos de policia no início da década de 1950.
Uma grande demonstração de aikido em 1954 acabou sendo um evento importante, em Tokyo, patrocinada pela Associação Life Extension, da qual participaram cerca de 15,000 pessoas. A apresentação de Shioda teve grande receptividade do grande público e aos poucos a nova organização Yoshinkan de Aikido começou a ter proeminência. Além disso, nessa época as atividades de Shioda se tornaram famosas, conhecidas de muitos membros do mundo dos negócios. Em especial, um certo Sr. Kudo, chefe do banco Tomin veio em auxílio da Yoshinkan e apoiou a constrição de um dojo. O prédio Tsukudo Hachiman foi aberto ao publico em 1955. A partir deste modesto começo, o Yoshinkan Aikido gradualmente se espalhou por todo o Japão e para paises estrangeiros, especialmente os E.U.A. para a Europa. Atualmente é a segunda maior organização de aikido com centenas de dojos associados em sua rede internacional.
Neste ponto, seria útil fazermos um esclarecimento. O assunto de como o Yoshinkan Aikido se separou da Aikikai não é muito compreendido. Quando Shioda começou suas atividades no aikido com grande ímpeto depois da guerra, Morihei Ueshiba ainda estava em seu retiro em Iwama e as aulas no Aikikai dojo (anteriormente chamado de Kobukan) não eram constantes e tinham poucos alunos. Na verdade, diversas famílias desabrigadas devido ao bombardeio de Tokyo viviam no dojo. Nesta época, ele era usado até como salão de baile!
Foi nestas circunstâncias que Shioda foi bem sucedido desde o início e o Yoshinkan cresceu. Algum tempo depois, o Aikikai gradualmente começou a reencontrar um ritmo de crescimento, sob a direção do filho de Ueshiba, Kisshomaru, e o próprio fundador começou a passar cada vez mais tempo em Tokyo. Assim, nunca ocorreu uma separação formal entre as duas organizações, apesar de seus diferentes modos de ver o aikido. Os dois grupos simplesmente evoluíram de forma independente, mantendo ligações mais ou menos cordiais. Até hoje Shioda e Kisshomaru (este artigo foi escrito em 1994) fazem apresentações regulares em ocasiões formais.
Shioda treinou com Ueshiba quando este estava em seu auge, com 50 anos e muito vigoroso. Assim, as técnicas que ele aprendeu do fundador do aikido eram bastante diferentes das por Ueshiba ensinadas durante os anos do pós-guerra. Não é de surpreender que o Yoshinkan Aikido é claramente diferenciável do que é praticado pelo sistema do Aikikai, sob a liderança do filho de Ueshiba, o atual Aikido Doshu. A discussão sobre em que momento a técnica de Morihei Ueshiba estava no seu auge, se antes ou depois da guerra, continua, e qualquer conclusão deve ter um caráter subjetivo. Mas não importando o lado em que se está nesse assunto, muitos certamente concordarão com a opinião expressada por Shioda em uma entrevista que foi publicada no “Aiki News” há vários anos: “O aikido atual não tem dimensão. Ele é oco, vazio por dentro. As pessoas tentam atingir os níveis mais altos sem cumprir suas obrigações. É por isso que ele parece tanto com uma dança hoje em dia. Você deve dominar o que é básico de maneira sólida, com seu corpo, e depois prosseguir para se desenvolver até um nível maior. …. Agora vemos apenas cópias e imitações sem nenhuma noção do que é verdadeiro ….”
Gozo Shioda, fundador do estilo Yoshinkan de aikido, começou seu treinamento em 1932, com dezessete anos de idade. Sessenta anos depois, ele é o líder de uma organização internacional de aikido diferente, cuja meta é a harmonia global através da difusão do espírito do aikido. Nesta entrevista, Shioda Sensei relembra suas experiências como assistente do fundador do aikido, como professor de aiki budo nas escolas militares de Nakano e Toyama, o estabelecimento, depois da guerra, do Yoshinkan Aikido, e suas memórias sobre O-Sensei no final de sua vida.

O Fundador em seu leito de morte

Você se encontrou com Ueshiba Sensei antes dele morrer?

Eu visitei o Sensei quarto dias antes de sua morte, em 26 de Abril de1969. No passado, uma vez lhe perguntei, “Sensei, porque você é tão forte? Quando foi seu momento de maior força?”. Ele respondeu, “isso vai acontecer no dia em que eu subir para o paraíso. Vai ser quando eu serei mais forte. Shioda, compreenda isso. Olhe para a chama da vela quando ela vai se extinguir. Ela subitamente brilha. É isso!”
O-Sensei disse que era isso o que tinha em mente ao falar da chama que subitamente brilha mais ao se apagar, e ele disse isso muito tempo antes. “Assim, eu sempre vou estar treinando”, ele disso. Ele provou isso antes de sua morte.
Quatro dos jovens deshi estavam com o Sensei. Ele estava dormindo quando cheguei, mas subitamente ele acordou e disse, “É você, obrigado por vir. Estou cavalgando um cavalo alado pelo paraíso. Eu posso ver a terra. Shioda, o que o [Kenji] Tomiki está fazendo agora? Eu estou observando”. O Sensei tinha câncer no fígado. Suas mãos tinham ficado finas. Mas quando ele precisava ir ao banheiro, ele se esforçava para se erguer.
Como ele não conseguia comer e estava só bebendo água, tinha perdido sua energia e parecia morto. Mas mesmo nestas condições, às vezes ele dizia: “Vamos! Vamos treinar!”. O medico disse, “Isso é o que há de pior para ele. Segurem-no para que ele não se levante!”. Era para isso que os jovens estavam lá. Quando ele tentou se levantar, os jovens o seguraram e foram todos arremessados voando no jardim.

Isso é impressionante!

Quatro dias antes de morrer ele provou o que disse antes. Naquela época Kisshomaru tinha mudado seu nome e era chamado Koetsu. Ele estava aguardando ao pé da cama, e Ueshiba Sensei disse, “Shioda, quero que você apóie Koetsu no lado técnico. Quero que você sempre coopere com ele. Eu conto com você.”. Kisshomaru ficou lá e ouviu.

A Origem do nome Yoshinkan

Conte sobre a origem do nome Yoshinkan.

Seu significado original é “Devemos sempre ter em mente que somos seres tolos, e sem duvidar, devemos permanecer em silêncio e cultivar nossos espíritos”.
Significa que devemos sempre lembrar do fato de que somos tolos, sempre ter em mente isso, e não permitir que a mente se distraia. O shin se refere ao espírito. O shin e o espírito e devemos sempre cultivá-lo. É por essa razão que foi escolhido e nome Yoshinkan.

Métodos Técnicos do Yoshinkan

Como foi desenvolvido o método original de ensino do Yoshinkan Aikido?

Sei que as técnicas de Ueshiba Sensei são maravilhosas, mas o que ele fazia em um dia era completamente diferente do que tinha feito no dia anterior. Como Ueshiba Sensei fazia o que lhe passava pela cabeça, as pessoas que estavam treinando observavam o que ele estava fazendo sem compreender. Não é nada parecido com as técnicas básicas que vemos atualmente. Ele fazia o que lhe passava pela cabeça.
Mas se você tentar ensinar um iniciante desta maneira, ninguém vai aprender. Então pensei que deveria sistematizar estas técnicas quando comecei a dar aulas na Companhia de Aço Nippon Kokan. Eu comecei a analisar as técnicas e a desenvolver um sistema de ensino, sintetizando o que tinha aprendido até então. Depois eu também organizei as aplicações das técnicas. Eu examinei as técnicas antigas que tinha aprendido.

Alguém em especial lhe deu assistência quando você estava desenvolvendo seu método de ensino?

Quando Kyoichi Inoue era um jovem aluno, eu experimentei várias coisas diretamente com ele e desenvolvi o sistema. Assim, por exemplo, eu desenvolvi coisas como hiriki no yosei [desenvolvimento do poder do cotovelo] e também designei os nomes.

Você designou os nomes?

Sim. Eu decidi os nomes. Talvez possa ser dito que eles são um tanto arbitrários.

Ueshiba Sensei dava nomes para as técnicas quando ele dava aulas antes da Guerra?

Ele usava o termo irimi. Ele dizia que sokumen irimi e shomen irimi eram tipos de irimi. Ele dizia coisas como “Irimi é a essência do aiki.”. Certamente outras artes marciais como o judo não tem iriminage. Talvez ele usasse os nomes das técnicas que aprendeu com Sokaku Takeda.

Aikido versus Karate

Karate se tornou uma arte muito praticada desde o fim da Guerra. Quais as técnicas do aikido que você considera melhor contra os socos e chutes do karate?

Bem, acho que é uma questão de maai [distancia de combate]. Você tem que aproximar o maai. Você deve se unir com o chute quando o oponente ataca e “voar para dentro”. Isso é o mais importante. É uma questão de timing.

Karatekas avançados socam e chutam com muita rapidez …

Sim, é verdade.

Você acha que a pratica do aikido deve incluir técnicas contra os ataques de karate como os socos e chutes?

Esse é um problema difícil. Tanto o karate quanto o aikido delimitaram seus territórios. Um deles seria arruinado se ambos competissem. Talvez esse tipo de coisa poderia ocorrer no passado, com disputas entre membros de diferentes escolas marciais [taryu jiai], mas acho que esse tipo de coisa não deve ocorrer agora. Quem gosta de karate pratica karate, quem gosta de aiki pratica aiki. Ueshiba Sensei sempre nos dizia, “Estamos estudando a essência, a alma [do budo], então não devemos nos preocupar, não importa quem venha nos atacar.”.

Entendo.

As pessoas que praticam juntas são amigas. Em uma analise final, a virtude moral que é a parte mais forte. Você desenvolve a virtude. Isso é o mais importante. Então, ao confrontar um oponente, você faz isso com a mente voltada para se harmonizar com ele e fazer com que ele abandone suas intenções hostis. Esta virtude é a habilidade de fazer com que ele se renda por sua própria vontade. Não importa nem mesmo se ele está segurando uma espada ou outra arma …

Pessoas que praticam aikido por muitos anos e chegam a Segundo ou terceiro dan vêem as competições de karate na TV e às vezes têm dúvidas se seriam capazes de lidar com tais ataques. Se alguém realmente se defrontar com um ataque de karate, como ele o evitaria? Uma técnica de chave de junta, como o kotegaeshi pode não ser suficiente. Creio que muitas pessoas têm esse tipo de dúvida.

Bem, é uma questão de sincronia, de compreender o princípio do movimento do ki.
Ueshiba Sensei dizia, “você pode perceber quando seu oponente chuta ou ataca vendo o inicio do movimento de seu ki..”. Por exemplo, há uma histories engraçada sobre Kenzo Futaki Sensei [famoso por sua dieta de arroz marrom]. Uma vez, quando Futaki Sensei estava treinando, sempre que ele ia fazer um golpe shomenuchi, Ueshiba Sensei escapava pela direita. Então, Futaki Sensei atacou pela direita, e Ueshiba Sensei não se moveu. Um mestre deste nível pode perceber o ki da outra pessoa. Ueshiba Sensei era capaz de fazer com que o oponente perdesse a vontade de lutar. Ele assumia imediatamente um estado de desapego mental [mushin] e percebia a intenção de seu oponente. Apenas Ueshiba Sensei ou outro indivíduo igualmente extraordinário é capaz de fazer coisas assim.

Sensei, pelo que sei você teve oportunidade de usar seu treinamento marcial durante a guerra.

Sim, é verdade. Acho que o que Ueshiba Sensei dizia era verdade. As coisas realmente aconteciam sem qualquer hesitação. Se você se recorre à força e assume uma posição, será derrotado. Se você se defronta com um rápido ataque de karate, você será derrotado. Você não deve ficar pensando em fazer isso ou aquilo. Estes detalhes não são importantes.
Ueshiba Sensei disse, “Não é uma questão de ganhar ou perder, de vitória ou derrota. Você deve sentir que todas as pessoas são suas amigas”. Quando eu fui para a guerra, Ueshiba Sensei me disse, “Não se preocupe. Não importa aonde você vá, apenas cultive sua virtude”.

Praticantes de outras artes marciais devem ter dificuldade para compreender essa idéia.

Isso é uma pena. Isso acontece porque eles tem o foco na vitória ou derrota. Se não nos livramos desta forma de pensar, será difícil que as artes marciais progridam. Temos que parar essa forma de pensar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário